OLIP - Olimpíada Interna de Programação do IFSULDEMINAS


A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) anualmente realiza a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), uma competição organizada nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como Matemática, Física e Astronomia. O objetivo da OBI é despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante na formação básica hoje em dia (no caso, ciência da computação), através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição.

Diversas instituições de ensino criaram mecanismos internos para estimular os seus alunos a participarem deste tipo de competição. Além do estímulo, espera-se identificar estudantes capacitados para participar das etapas regionais, nacionais e internacionais deste tipo de evento. Os melhores classificados em cada modalidade adotada são convidados a participar das seletivas da OBI.

Dentro deste contexto, a 14ª Olimpíada Interna de Programação do IFSULDEMINAS (OLIP), objetiva proporcionar a oportunidade e o incentivo necessários para o desenvolvimento do acadêmico da área de informática quanto a sua capacidade para a resolução de problemas e a implementação de algoritmos em tempo limitado. Com este propósito, criam-se ferramentas para avaliar e premiar tais habilidades, estimulando seu aperfeiçoamento.

Podem participar os alunos dos cursos de informática dos campus do IFSULDEMINAS, em todas as suas modalidades (técnico integrado, técnico subsequente, PROEJA, bacharelado, licenciatura, especialização técnica e EAD). Alunos dos polos ligados aos campus também poderão se inscrever (polos avançados e polos de rede).

A OLIP consistirá em uma bateria de problemas a serem resolvidos na data da prova. As equipes submeterão as possíveis soluções à Comissão Julgadora a medida que as obtiverem. Esta avaliará a submissão, aprovando-a ou rejeitando-a, e notificando a equipe. No caso de rejeição, a equipe poderá submeter novas soluções para o mesmo problema.

Todos os membros das equipes receberão certificados de participação.

Datas Importantes


  • XIV OLIP: 25 de Maio de 2024
  • Inscrições:
    De 15 de abril a 06 de maio de 2024

Inscreva-se!

Prêmios

Galeria

Apoio

© Copyright Laboratório de Tecnologias de Software e Computação Aplicada à Educação - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho.

Desenvolvimento Originalmente por: www.gilvandev.com.br
Todos os direitos reservados. www.muz.ifsuldeminas.edu.br