Regras da OLIP


  1. Das inscrições
    1. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de 07/05/2018 a 21/05/2018 via internet.
    2. Pede-se que cada membro de cada equipe colabore com um kilo de alimento não perecível (exceto sal). Os alimentos arrecadados serão doados para uma entidade filantrópica da cidade de Muzambinho. Este alimento deverá ser deixado na sala da Coordenação de Informática, sendo necessária a assinatura no ato da entrega dos alimentos.
    3. As inscrições dos times devem estar completas até o dia 21/05/2018.
    4. Durante a inscrição a equipe deve identificar a categoria em questão: Técnico ou Superior.
    5. Cada equipe pode ser constituída por 1, 2 ou 3 alunos com a mesma categoria.
    6. Durante a inscrição cada equipe deve indicar o aluno que será o coach. Qualquer comunicação específica com as equipes será realizada através desta pessoa.
  2. Da participação
    1. A equipe só poderá participar da olimpíada se estiver com todos os membros presentes.
    2. A participação de um membro que não foi inscrito na olimpíada se dará apenas em caso de algum problema ocorrer com um dos participantes antes da realização do evento, e a substituição deverá ser comunicada à organização da 8ª OLIP até, no máximo, a véspera da competição.
    3. As equipes só poderão deixar o local da prova apenas 1 (uma) hora após o seu início.
  3. Do formato da olimpíada de programação
    1. As equipes receberão uma prova com diversos problemas que devem ser resolvidos em 4 (quatro) horas de competição.
    2. Os problemas deverá será resolvidos em alguma das linguagens de programação disponíveis: C, C++ ou Java.
    3. Os times poderá resolver um problema da prova em uma linguagem de programação e outro problema em outra linguagem, sem qualquer prejuízo.
    4. Para a implementação as equipes terão á sua disposição 1 (um) computador(cedido pela organização do evento) e podem fazer uso do material escrito/impressão que desejarem. O material escrito (livros e apostilas, por exemplo) é de responsabilidade das equipes. Entretanto, não poderão fazer uso de material armazenado em meio magnético ou ter acessão á Internet durante a competição.
    5. Quando uma equipe julgar que tem um programa que resolve um problema, ele pode submetê-lo à correção dos juízes, que compilam e executam está programa para uma bateria de testes desconhecida das equipes. Um problema é considerado resolvido se, para todos os testes da bateria, ele devolve o resultado esperado pelos juízes. Empates não número de problemas resolvidos são classificados pelo tempo corrigido. Ganha aquele que tem o menor tempo corrigido. O tempo corrigido da equipe é dado pela soma dos tempos corrigidos somente dos problemas corretamente resolvidos pelo time. O tempo corrigido de um problema é dado pelo número de minutos decorridos desde o início da competição até o momento da primeira submissão correta somado com uma penalidade de 10 minutos por submissão incorreta feita anteriormente neste problema. Em novo caso de empate, será considerado vencedor a equipe cuja última submissão correta tenha sido feita mais cedo. Persistindo o empate, passará á penúltima submissão correta e assim por diante. Se persistir o empate a organização fará um sorteio entre as equipes envolvidas.
    6. Para cada submissão a equipe recebe uma resposta, que pode será satisfatória (e o problema está resolvido pela equipe) ou indica algum erro ocorrido, como: resposta errada, tempo de execução excedido, erro de execução, erro de compilação, etc.
    7. A equipe vencedora é aquela que resolve a maior quantidade de problemas nas 4 horas de competição.
    8. A organização da competição é responsável pela decisão de qualquer caso não previsto.
    9. As equipes inscritas permitem o uso e divulgação de suas imagens e dos programas submetidos pela organização da competição.
  4. Da premiação
    1. Será premiada uma equipe de cada categoria, ou seja, uma equipe do nível Técnico e outra do nível superior.
    2. Todos os demais membros de equipes da olimpíada receberão certificados de participação, assim como os vencedores.
    3. Os membros da equipe vencedora na categoria Superior serão convidados a participarem da etapa regional da Maratona de programação. Informações podem ser obtidas no site do evento: http://maratona.ime.usp.br/
    4. Os membros da equipe vencedora na categoria Técnico serão convidados a se prepararem para a olimpíada Brasileira de Informática no ano de 2018, caso ainda sejam alunos dos cursos Técnicos do IFSULDEMINAS neste referido ano. Informações sobre a OBI podem ser obtidas no site do evento: http://olimpiada.ic.unicamp.br/
  5. Dos recursos
    1. Apenas o coach da equipe poderá recorrer á organização do evento caso julgue que seu time tenha sido prejudicado durante a competição. Qualquer recurso deve será inicialmente comunicado á comissão Organizadora da 8ª olimpíada Interna de programação do IFSULDEMINAS dentro de 20 minutos a contar do término da realização da olimpíada. A comissão Organizadora decidirá sobre o caso logo em seguida. Os resultados da olimpíada de programação serão finais apenas quando todos os recursos tiverem sido julgados. Um recurso deve estar baseado em uma ou mais das circunstâncias a seguir: violação de uma regra, má conduta de uma equipe ou má conduta da administração da olimpíada com intenção de prejudicar. As decisões da comissão Organizadora são finais. Não cabe recurso quanto a um julgamento de um problema.
  6. Da composição das regras da 8ª OLIP
    1. As regras em questão são uma adaptação daquelas utilizadas pela Maratona de programação, disponíveis em http://maratona.ime.usp.br/regras18.html.

Datas Importantes


  • VIII OLIP: 16 de Junho de 2018
  • Inscrições:
    De 07 a 21 de maio de 2018
  • Reserva de tickets:
    até 04 de junho de 2018

Inscreva-se!

Prêmios

Galeria

Contato


Professor Ricardo José Martins ricardo.martins@muz.ifsuldeminas.edu.br

Tel.: (0xx35) 3571-5130
   ((Telefone da Coordenação de Informática - Campus Muzambinho))

Apoio

© Copyright Laboratório de Tecnologias de Software e Computação Aplicada á Educação - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Câmpus Muzambinho.

Desenvolvimento Originalmente por: www.gilvandev.com.br
Todos os direitos reservados. www.muz.ifsuldeminas.edu.br