Regras da OLIP


  1. Das inscrições
    1. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de 15/04/2024 a 06/05/2024 via internet.
    2. Pede-se que cada membro de cada equipe colabore com uma doação de qualquer valor on-line para a Frente de Apoio ao Menor de Muzambinho (FAM), ou a doação de 1kg de alimento não perecível, a ser entregue no dia do evento.
    3. As inscrições dos times devem estar completas até o dia 06/05/2024.
    4. Durante a inscrição a equipe deve identificar a categoria em que irá competir: Técnico ou Superior.
    5. Cada equipe pode ser constituída por 1, 2 ou 3 alunos da a mesma categoria.
    6. Durante a inscrição cada equipe deve indicar o aluno que será o coach. Qualquer comunicação específica com as equipes será realizada com os coaches.
  2. Da participação
    1. A equipe só poderá participar da olimpíada se estiver com todos os membros presentes.
    2. A participação de um membro que não foi inscrito na olimpíada se dará apenas em caso de algum problema ocorrer com um dos participantes antes da realização do evento, e a substituição deverá ser comunicada à organização da 14ª OLIP até, no máximo, a véspera da competição.
  3. Do formato da olimpíada de programação
    1. Os logins e senhas para acesso serão entregues no dia da prova!
    2. As equipes receberão uma prova impressa, com diversos problemas que devem ser resolvidos em 4 (quatro) horas de competição.
    3. Os problemas deverão ser resolvidos em alguma das linguagens de programação: C, C++, Java ou Python.
    4. Os times poderão resolver um problema da prova em uma linguagem de programação e outro problema em outra linguagem, sem qualquer prejuízo.
    5. Quando uma equipe julgar que tem um programa que resolve um problema, ele pode submetê-lo à correção dos juízes, que compilam e executam este programa para uma bateria de testes desconhecida das equipes. Um problema é considerado resolvido se, para todos os testes da bateria, ele devolve o resultado esperado pelos juízes. Empates no número de problemas resolvidos são classificados pelo tempo corrigido. Ganha aquele que tem o menor tempo corrigido. O tempo corrigido da equipe é dado pela soma dos tempos corrigidos somente dos problemas corretamente resolvidos pelo time. O tempo corrigido de um problema é dado pelo número de minutos decorridos desde o início da competição até o momento da primeira submissão correta somado com uma penalidade de 10 minutos por submissão incorreta feita anteriormente neste problema. Em novo caso de empate, será considerado vencedor a equipe cuja última submissão correta tenha sido feita mais cedo. Persistindo o empate, passará á penúltima submissão correta e assim por diante. Se persistir o empate a organização fará um sorteio entre as equipes envolvidas.
    6. Para cada submissão a equipe recebe uma resposta, que pode ser satisfatória (e o problema está resolvido pela equipe) ou indica algum erro ocorrido, como: resposta errada, tempo de execução excedido, erro de execução, erro de compilação, etc.
    7. A equipe vencedora é aquela que resolve a maior quantidade de problemas nas 4 horas de competição.
    8. A organização da competição é responsável pela decisão de qualquer caso não previsto.
    9. As equipes inscritas permitem o uso e divulgação de suas imagens e dos programas submetidos pela organização da competição.
  4. Dos recursos
    1. Apenas o coach da equipe poderá recorrer à organização do evento caso julgue que seu time tenha sido prejudicado durante a competição. Qualquer recurso deve ser inicialmente comunicado à comissão Organizadora da 14ª olimpíada Interna de programação do IFSULDEMINAS dentro de 20 minutos a contar do término da realização da olimpíada. A comissão Organizadora decidirá sobre o caso logo em seguida. Os resultados da olimpíada de programação serão finais apenas quando todos os recursos tiverem sido julgados. Um recurso deve estar baseado em uma ou mais das circunstâncias a seguir: violação de uma regra, má conduta de uma equipe ou má conduta da administração da olimpíada com intenção de prejudicar. As decisões da comissão Organizadora são finais. Não cabe recurso quanto a um julgamento de um problema.
  5. Da composição das regras da 14ª OLIP
    1. As regras em questão são uma adaptação daquelas utilizadas pela Maratona de programação, disponíveis em https://maratona.sbc.org.br/sobre/regras.html.

Datas Importantes


  • XIV OLIP: 25 de Maio de 2024
  • Inscrições:
    De 15 de abril a 06 de maio de 2024

Inscreva-se!

Prêmios

Galeria

Apoio

© Copyright Laboratório de Tecnologias de Software e Computação Aplicada à Educação - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho.

Desenvolvimento Originalmente por: www.gilvandev.com.br
Todos os direitos reservados. www.muz.ifsuldeminas.edu.br